terça-feira, 24 de março de 2009

Mercado Municipal de Curitiba- um passeio único

O Mercado Municipal de Curitiba é sem dúvida alguma um dos passeios favoritos. Tanto para moradores da cidade quanto para turistas, a diversão é garantida. Com seus recém completados 50 anos, a arquitetura do mercado é convidativa.
Ali você encontra tudo o que precisa para incrementar uma receita gostosa, experimentar uma fruta diferente, um condimento especial ou simplesmente diversão para os olhos. O colorido do ambiente, o cheiro, o movimento, as pessoas, tudo isso junto transforma qualquer manhã de sábado numa experiência deliciosa.

Nas bancas de frutas e verduras sempre há sortimento e tudo fresquinho, chegue cedo e seja o primeiro a escolher!

Lojas de especiarias são fabulosas, tem de tudo, ou quase tudo. Além do preço ser muito melhor do que no supermercado, os temperos são frescos. Pra quem gosta de receitas naturais, ali você também encontra grãos de todos os tipos a granel. As ramas de canela inteiras são minhas favoritas! O visual, o cheiro, a textura, nem que você não use pra nada, só pra admirar já vale a compra. Se quiser tempero fresquinho mesmo, vá até o fundo, na loja de flores tem temperos em vasos, você leva, usa na receita de hoje e aproveita pra semana que vem.

No outro lado lojas de frios e frutas secas. A Casa da Azeitona é minha favorita! Não deixe de levar a Azeitona Gordal e o Pistache. As pastas prontas para aperitivo também são muito gostosas. Sobre a mesa, num cantinho, tem umas broas naturais gostosas. A loja tem outras duas filiais fora do mercado, mas é nessa, no meio da confusão, que a gente se diverte mais.
Compre um jornal, sente na pracinha central onde há bancos "de praça" e folheie enquanto aprecia o movimento.

Se o passeio se extender, fique pro almoço! Uma pedida barata e deliciosa é o Maia Box. O sanduíche de pernil é divino e tem um tempero único. Pra acompanhar peça uma OPA bier, um chopp engarrafado sem conservantes, fabricado ali em Joinville.
Se quiser algo um pouco mais requintado, vá no Anarco . Massas em pratos individuais rápidas, simples e muito bem preparadas. Recomendo o Papardelle ao Roquefort. Nesse caso, o ambiente é ainda mais pitoresco: nos fins de semana sempre tem um músico dando seu show e uma pintora que faz os seus quadros enquanto a gente almoça e assiste. Para beber você pode escolher um vinho da loja própria do outro lado do corredor. Se estiver dirigindo, peça um suco de uva que também é delicioso.
Também dá pra almoçar ali no dia-a-dia. Neste caso, o Eliseu sem dúvida é a melhor opção! Um prato feito com tudo o que tem direito, comida gostosa, bem preparada, porções generosas e o que é melhor, preço muito barato.
A novidade mais atual é a área orgânica do mercado. Como sua inauguração ainda é recente, as dicas são pequenas, mas vale conhecer. Ali você encontra um cafezinho orgânico, carne orgânica, diversos vegetais e lojas especializadas em produtos desta origem.

Não vá embora sem passar na loja de produtos japoneses e comprar um pacote de Sembei. É um biscoito japonês feito com gergelim, muito gostoso!
Para sobremesa você pode comprar um pote generoso de doce de leite, um pedaço especial de goiabada cascão, ou ainda, se deliciar numa casa de doces típicos mineiros. Tem pra todos os gostos!

imagens: resultado de um dos meus passeios de sábado!

2 comentários:

  1. O passeio no mercado municipal é excelente, mesmo! Parabéns, Enrikson.
    Edson Mucholowski

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Edson! Tem mais muito programas que vamos postar, espero que aproveite!

    ResponderExcluir