sábado, 25 de abril de 2009

Paraty - ainda um sonho


Paraty, mesmo depois da febre da novela das oito, continua maravilhosa, fora de temporada então, é um destino a se repetir sempre. A cidade charmosa como sempre, em sua volta traz as praias mais incríveis e o mar a se explorar, o que recomendo seja feito de barco, de preferência velejando (alugar um laser e sair by yourselves pelo mar...). Caso não tenha interesse e habilidade para velejar pode alugar qualquer barqueiro que o levará a passear pela bahia linda de onde se vê a cidade melancólica ao longe. Pousadas não faltam, de todos os tipos, para todos os gostos e bolsos, a minha preferida ainda é a Arte urquijo (diárias entre R$ 310 e 390), que fica ao lado de um dos restaurantes mais interessantes da cidade. Aliás, comer em Paraty é um rito exploratório muito interessante, mas há sem dúvida,destinos gastronômicos imperdíveis. O Thai Brasil é, como o nome já diz, um restaurante de comida thailandesa, realmente de raiz, embora seja de propriedade de mãe e filha alemãs, que moraram na Thailandia.
Os temperos trazidos da Àsia e cultivados por Marina realçam os sabores excêntricos da comida muito bem preparada (pratos entre R$ 25-60). Vale a pena conferir também os drinques!



Outro restaurante com já certa fama e estrelas, é o Porto Entreposto Cultural: Tel: (24) 3371-1058. Rua do Comércio, 14. Centro - Paraty - RJ - CEP: 23970-000 , com um cardápio elegante, satisfaz mesmo os mais exigentes. Preços condizentes com as ofertas, nada exorbitante como pudemos encontrar no restaurante do Le Gite d'Indaiatiba.
Muito interessante, se estiver de carro, é ir até a comunidade hare krishna Goura Vidrávana, há uns 18 KM de Paraty, na Serra da Bocaina, região de Graúna. Lá há uma pousada simpática, principalmente ao mais adeptos as questões espirituais. A dona da pousada chamada Recanto Goura Narasimgha cultiva um herbário e produz óleos corporais, sabonetes, cremes, etc. A pousada funciona em pensão completa, com comida lacto-vegetariana e várias atividades, mas vá com a cabeça preparada para o não material e a diversidade, nem o ôfuro, nem a sauna tem nada a ver com a que conhecemos usualmente.
Antes de ir, cometa todos os pecados materiais, com horas de passeio pelo comércio da cidade..


.

Um comentário: