quarta-feira, 1 de abril de 2009

Rua XV - um outro ponto de vista

A Rua XV de Curitiba já foi uma inovação por ser a primeira rua calçadão para pedestres na década de 70. Hoje é um grande centro comercial, com uma maioria de lojas populares.
Entretanto, se você fizer o passeio com "outros olhos" pode encontrar ali uma boa diversão.
Uma das coisas que mais me atraem é a arquitetura, de ponta a ponta na rua você se depara com construções interessantes e bonitas.




imagem: Casa comercial, ao lado da confeitaria das famílias (arquivo pessoal)


As construções antigas que restaram intactas remontam ao período eclético da arquitetura Curitibana. Gosto de começar o passeio pela Universidade Federal, prédio imponente sede da primeira Universidade Federal do país. Ali na próxima quadra você encontra uma loja: lembranças do Paraná. Tem artigos bem interessantes e típicos do estado, vale uma visita.
Vale dar uma passada no antigo Paço Municipal, que hoje está restaurado e recém inaugurado como Centro Cultural.

Seguindo em frente, tente olhar através dos luminosos das lojas de roupas e calçados e veja construções ricas, transporte-se para o passado num piscar de olhos. Uma das minhas favoritas é o prédio do antigo banestado, esquina com a Rua Monsenhor Celso. Um pouco antes desse prédio você pode fazer um pit-stop na confeitaria das famílias, vale mais pela nostalgia do lugar do que de fato pelas qualidade gastronômicas.


imagem: Casa comercial (arquivo pessoal)



imagem: casa onde antigamente ficava o Banestado, atualmente banco Itaú (arquivo pessoal)


Chegando na parte final você passará obrigatoriamente pela Boca Maldita, reduto de senhores aposentados, onde discute-se em geral futebol e política. Aos sábados nessa região você também econtra artistas, músicos e artesãos expondo seus trabalhos. (fuja na época de eleição, o local vira um verdadeiro palco para a política!)

O Palácio Avenida, construído em 1929 é uma das mais belas construções da cidade, hoje mantido pelo HSBC é onde acontece a famosa apresentação do coral de natal. Uma quadra após este prédio você encontra o Edifício Garcez, um predinho de 8 andares que foi o primeiro "arranha-céu" da cidade e por algum tempo o terceiro maior do pais.
O passeio termina na Praça Osório onde você pode se entreter um pouco com o trabalho dos engraxates, coisa cada vez mais rara de se ver por aqui.
Outra coisa que é impossível não perceber é a população desta Rua. Você encontra profissionais de rua como vendedores de loteria, engraxates, músicos, catadores de papel de todos os tipos. Encontra artistas que fazem a estátua, o mímico ou uma representação teatral improvisada ali no meio da Rua.

Leia um pouco mais sobre a história dessa rua em:

http://turismoinformativo.blogspot.com/2008/03/curitiba-rua-das-flores-rua-xv-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário