domingo, 13 de setembro de 2009

CABO VERDE - 3ª PARTE - SANTIAGO


A Ilha onde fica a capital de Cabo Verde, a cidade de Praia, é Santiago. Praia é a maior cidade de Cabo Verde, e na verdade a única que é realmente maiorzinha que uma vila. Há vários hotéis na cidade, inclusive um da rede Pestana. Nós ficamos no Hotel Pérola, que é quase ao lado da Embaixada do Brasil, que custa em torno de 70 euros e é bem satisfatório, fica numa região da cidade que chama Chã de Areia. Para conhecer a ilha é indispensável alugar um carro. No meio da Ilha, uma região de montanhas de um "look" vulcânico bem diferente, pontiagudas e nada uniformes, e na época das chuvas, que é a que fomos, bem verde, com plantações de mandioca, milho e feijão por toda parte. A cidade de Assomada fica no meio do caminho entre Praia e Tarrafal, um balneário, que tem a praia mais bonita da ilha. Em Tarrafal não há muitas opções boas de hospedagem, o hotel que disseram ser o melhorzinho, estava fechado quando fomos (isso que fomos em alta temporada pra eles...), então não espere muito conforto em Tarrafal, mas nem que seja para passar o dia (são umas duas horas de Praia).
A vista na chegada da ilha é linda , o mar, novamente, de um azul e transparência inigualáveis. A volta para Praia, fizemos pela estrada que contorna o litoral, e não pelas montanhas, a estrada é linda, de tirar o fôlego. Passa por toda costa recortada, com lindas vistas...
Em também aproximadamente duas horas se está de volta a Praia, logo, este passeio, embora nós tenhamos dormido em Tarrafal se pode fazer em uma dia só. Na ida pelas montanhas, há um parque, se chama Parque Natural da Serra Malagueta, que nós infelizmente não conseguimos conhecer, pois o tempo em nada ajudou, havia uma neblina que não deixava ver um palmo a frente do nariz. Voltando a Praia, visitamos também a cidade velha, que é a cidade colônia européia mais antiga na Àfrica, e que foi eleita patrimônio da humanidade pela Unesco, agora em julho de 2009, sendo então que o país tem 2 anos para fazer as recuperações devidas no local. Há um forte que já está restaurado, e nos demais monumentos ainda não há o início de qualquer projeto. A "Sidade Velha" é motivo de orgulho para os praienses, e realmente tem bastante charme, com potencial turístico a ser explorado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário