domingo, 6 de setembro de 2009

Cabo Verde - mistura de áfrica, caribe e Brasil no meio do Atlântico




Estivemos em Cabo Verde, um arquipélago país no meio do oceano Atlântico, antiga colônia portuguesa, onde se fala o português e o creole (um português meio africanizado e simplificado). É muito difícil escolher a quais ilhas ir, (fomos a São Vicente, Boa Vista e Santiago) e deixamos de conhecer duas que tínhamos planejado (Santo Antão e Fogo) que achamos que poderiamos fazer de barco entre uma e outra, o que acabou sendo impossível, não porque não existam barcos entres as ilhas,mas porque, é inviável saber horários e dias certos de partida e volta, e quando você tem um esquema já todo agendado e necessita destas informações fica muito difícil arriscar.Do Brasil se sai de Fortaleza (3h e meia de vôo), com a TACV (transportes aéreos Cabo Verde) e aí começam já as dificuldades da falta de estrutura e organização que prejudicam que o turismo traga desenvolvimento a este lindo país. Só se consegue comprar passagens ligando para a companhia áerea, e descobrir o telefone certo já é uma saga, por isso lhes passo aqui, pra evitarem a saga, e tomara que não mude tão cedo (85 33921354). Após o contato telefônico, poderão iniciar contatos por e-mails com a Paula, que é que gerencia as vendas de passagens, os vôos são semanais (saem a 01:30 nas segundas e retornam nos domingos as 21:15 horários de Cabo Verde), os pagamentos só podem ser a vista, em depósito em conta da própria companhia, o preço da passagem é em torno de 700-800 dólares. Podem também optar por tentar comprar por uma agência de viagens, contudo o preço será mais alto que direto com a TACV.Os vôos seguem direto para Ilha de Santiago, para capital do país, a cidade de Praia.
Nós optamos por não ficar em Praia, e fazer direto uma conexão(que sai somente no meio da tarde do dia em que se chega em Santiago) e seguir para a ILha de São Vicente, para antiga capital Mindello. Estas primeiras imagens são da IIlha de São Vicente. Ficamos em um hotelzinho em Calhau, uma vila perto de Mindelo, na praia em São Vicente de nome GOA, que pertence a um casal de franceses Raphaele e Stan, muito simpáticos e é o único hotel de "charme" eu diria na ilha. Eles não falam português, logo aprimore seu francês.. rsss Calhau é aproximadamente 30' de Mindelo, existe condução coletiva,que se chama iás, contudo, nossa recomendação é para que alugue um veículo, faça a reserva e etc. do Brasil, porque são poucos os veículos para alugar e assim corre -se o risco de ficar sem carro, caso não faça a reserva.
A ilha de São Vicente, conforme se vê é totalmente vulcânica, e árida, não possui fonte natural de água doce, então toda água
da ilha é desalinizada. O mar é transparente, a quantidade de fauna marítima enorme, o povo muitíssimo receptivo e simpático. A cidade de Mindelo é uma pequena vila com casinhas coloniais. Há restaurantes, hotéis e bares, mas muito difícil encontrar qualidade de comida mesmo. Há uma sorveteria, com sorvetes italianos e crepes de nutela. Não deixe de ir mergulhar nas encostas dos vulcões!

2 comentários: