segunda-feira, 28 de setembro de 2009

UM "DESCANSO" POR SÃO PAULO


São Paulo não é só correria e trânsito não, tem também diversas daquelas coisinnhas deliciosas de fazer. Tá certo, concordo, é preciso abrir um pouco a mão e esvaziar o bolso, mas... afinal.. uma vezinha só!!
Minha dica é acordar tarde, ir passear ali entre a Oscar Freire e a Lorena, isso tudo já com hora marcada para uma massagem e um banho de imersão no Spa da L'Occitane que fica na Bela Cintra, exatamente entre as ruas que você está passeando.
Após este relaxamento divino, ir testar uma das comidinhas do próprio bistro ali no Spa, tudo isso demoradamente é claro!

Bela Cintra, 2023 - Jardins -SP - tel 30880794

domingo, 13 de setembro de 2009

CABO VERDE - 3ª PARTE - SANTIAGO


A Ilha onde fica a capital de Cabo Verde, a cidade de Praia, é Santiago. Praia é a maior cidade de Cabo Verde, e na verdade a única que é realmente maiorzinha que uma vila. Há vários hotéis na cidade, inclusive um da rede Pestana. Nós ficamos no Hotel Pérola, que é quase ao lado da Embaixada do Brasil, que custa em torno de 70 euros e é bem satisfatório, fica numa região da cidade que chama Chã de Areia. Para conhecer a ilha é indispensável alugar um carro. No meio da Ilha, uma região de montanhas de um "look" vulcânico bem diferente, pontiagudas e nada uniformes, e na época das chuvas, que é a que fomos, bem verde, com plantações de mandioca, milho e feijão por toda parte. A cidade de Assomada fica no meio do caminho entre Praia e Tarrafal, um balneário, que tem a praia mais bonita da ilha. Em Tarrafal não há muitas opções boas de hospedagem, o hotel que disseram ser o melhorzinho, estava fechado quando fomos (isso que fomos em alta temporada pra eles...), então não espere muito conforto em Tarrafal, mas nem que seja para passar o dia (são umas duas horas de Praia).
A vista na chegada da ilha é linda , o mar, novamente, de um azul e transparência inigualáveis. A volta para Praia, fizemos pela estrada que contorna o litoral, e não pelas montanhas, a estrada é linda, de tirar o fôlego. Passa por toda costa recortada, com lindas vistas...
Em também aproximadamente duas horas se está de volta a Praia, logo, este passeio, embora nós tenhamos dormido em Tarrafal se pode fazer em uma dia só. Na ida pelas montanhas, há um parque, se chama Parque Natural da Serra Malagueta, que nós infelizmente não conseguimos conhecer, pois o tempo em nada ajudou, havia uma neblina que não deixava ver um palmo a frente do nariz. Voltando a Praia, visitamos também a cidade velha, que é a cidade colônia européia mais antiga na Àfrica, e que foi eleita patrimônio da humanidade pela Unesco, agora em julho de 2009, sendo então que o país tem 2 anos para fazer as recuperações devidas no local. Há um forte que já está restaurado, e nos demais monumentos ainda não há o início de qualquer projeto. A "Sidade Velha" é motivo de orgulho para os praienses, e realmente tem bastante charme, com potencial turístico a ser explorado!

terça-feira, 8 de setembro de 2009

The Kettle - não é uma cafeteria... mas uma ótima parada, agora para um cházinho...

Gostaria de poder postar a The Kettle na seqüência de nossas postagens de parada para um cafézinho, mas eles não servem café, servem chás e até chocolate quente...
O ambinente é delicioso, o atendimento muito bom, e a comida hum.... gostosa mesmo!
Os sanduíches, sopas, quiches e muffins salgados, e doces tortinhas e muffins doces.
Eles abrem as 14:00 e encerram, (e fecham mesmo, impreterivelmente!) as 21:00, a cozinha fecha as 20:30, quando param de servir comida.
Uma ótima parada para papear e se deliciar com guloseimas, ou simplesmente um chá exótico.
Se for e tiver algum tempo, peça pelos puzzles (quebra-cabeças) que eles tem na pequena biblioteca, para se divertir na mesa!
O The Kettle fica na Al. Prudente de Moraes, 836, Curitiba tel 32331975

domingo, 6 de setembro de 2009

CABO VERDE - 2ª PARTE - BOA VISTA


A Ilha de Boa Vista em Cabo Verde já é bem diferente de São Vicente, é uma ilha plana, com praias de areia branca, amarela e também de pequenas pedrinhas pretas vulcâncias que constrastam com mais azul dos mares.Como não somos fãs de resorts, não ficamos nem no Venta, nem no Riu, dois resorts italianos que estão situados na ilha. Ficamos no apartamento da Migrante Guest House, em Sal Rei mesmo, a vila principal da ilha. A guest house é de muito bom gosto, e fica bem localizada na pequena vila de Sal Rei. O apartamento fica na praça principal é é uma cobertura de onde se tem uma vista linda da ilha. A vantagem de estar no apartamento é que ele tem cozinha, sala, além de dois quartos, o que lhe deixará bastante a vontade. O café da manhã é servido na própria guest house, que fica a poucos passos do prédio do apartamento. A ilha é grande, e o melhor meio de transporte, sem dúvida é alugar um carro, o que novamente indicamos fazer com antecedência para não correr o risco de ficar sem. Não ceda a tentação de locar um quadriciclo, pois muito embora ele vá muito bem nos terrenos mais difíceis, o pó e o sol lhe farão sofrer muito. Opte por um 4x4 qualquer, que será o suficiente, e aliás, o preço de locação é o mesmo, em torno de 62 euros por dia. Em Boa Vista existem muuuitas praias paradisíacas e totalmente desertas, sendo que quando for para elas, lembre-se que à exceção de Estorial, que fica ao lado de Sal Rei, não vai encontrar bares, restaurantes ou qualquer estrutura sequer para comprar água mineral, então se organize para levar água e comida eventualmente, se pretende ficar mais. Ah, e também, não esqueça o guarda sol!
Dê carona aos locais, eis que a grande maioria das pessoas precisa se locomover e não há transporte coletivo freqüente, a experiência é ótima. A vila é pequeníssima, e não há qualquer tensão social, a única incomodação que você pode ter é um Senegalês tentar lhe vender a qualquer custo artesanato. Na ilha, além dos resorts, e deste Guest House, há apartamentos para alugar também no Casa Velha e no Ca'nicola, ambos de bastante bom gosto. Mas se quiser ficar mesmo no maior requinte e total isolamento, prepare o bolso, e fique no Spinguera, uma antiga vila de pescadores que foi transformada num pequeno hotel super exclusivo. A praia que é um pouco longe do estabalecimento do hotel, é a sua frente mas alguns 500 m.

Possui Bangalos com redes e sofás em frente ao mar a fim de propiciar aos hóspedes todo conforto ao descansar na praia. É REALMENTE UM LUXO A PARTE!
Essa é a visualização do restaurante do Spinguera, de onde se vê o mar azul lá trás chamando para um mergulho... Na próxima postagem mais lugares e praias de Boa Vista!

Cabo Verde - mistura de áfrica, caribe e Brasil no meio do Atlântico




Estivemos em Cabo Verde, um arquipélago país no meio do oceano Atlântico, antiga colônia portuguesa, onde se fala o português e o creole (um português meio africanizado e simplificado). É muito difícil escolher a quais ilhas ir, (fomos a São Vicente, Boa Vista e Santiago) e deixamos de conhecer duas que tínhamos planejado (Santo Antão e Fogo) que achamos que poderiamos fazer de barco entre uma e outra, o que acabou sendo impossível, não porque não existam barcos entres as ilhas,mas porque, é inviável saber horários e dias certos de partida e volta, e quando você tem um esquema já todo agendado e necessita destas informações fica muito difícil arriscar.Do Brasil se sai de Fortaleza (3h e meia de vôo), com a TACV (transportes aéreos Cabo Verde) e aí começam já as dificuldades da falta de estrutura e organização que prejudicam que o turismo traga desenvolvimento a este lindo país. Só se consegue comprar passagens ligando para a companhia áerea, e descobrir o telefone certo já é uma saga, por isso lhes passo aqui, pra evitarem a saga, e tomara que não mude tão cedo (85 33921354). Após o contato telefônico, poderão iniciar contatos por e-mails com a Paula, que é que gerencia as vendas de passagens, os vôos são semanais (saem a 01:30 nas segundas e retornam nos domingos as 21:15 horários de Cabo Verde), os pagamentos só podem ser a vista, em depósito em conta da própria companhia, o preço da passagem é em torno de 700-800 dólares. Podem também optar por tentar comprar por uma agência de viagens, contudo o preço será mais alto que direto com a TACV.Os vôos seguem direto para Ilha de Santiago, para capital do país, a cidade de Praia.
Nós optamos por não ficar em Praia, e fazer direto uma conexão(que sai somente no meio da tarde do dia em que se chega em Santiago) e seguir para a ILha de São Vicente, para antiga capital Mindello. Estas primeiras imagens são da IIlha de São Vicente. Ficamos em um hotelzinho em Calhau, uma vila perto de Mindelo, na praia em São Vicente de nome GOA, que pertence a um casal de franceses Raphaele e Stan, muito simpáticos e é o único hotel de "charme" eu diria na ilha. Eles não falam português, logo aprimore seu francês.. rsss Calhau é aproximadamente 30' de Mindelo, existe condução coletiva,que se chama iás, contudo, nossa recomendação é para que alugue um veículo, faça a reserva e etc. do Brasil, porque são poucos os veículos para alugar e assim corre -se o risco de ficar sem carro, caso não faça a reserva.
A ilha de São Vicente, conforme se vê é totalmente vulcânica, e árida, não possui fonte natural de água doce, então toda água
da ilha é desalinizada. O mar é transparente, a quantidade de fauna marítima enorme, o povo muitíssimo receptivo e simpático. A cidade de Mindelo é uma pequena vila com casinhas coloniais. Há restaurantes, hotéis e bares, mas muito difícil encontrar qualidade de comida mesmo. Há uma sorveteria, com sorvetes italianos e crepes de nutela. Não deixe de ir mergulhar nas encostas dos vulcões!

AIRE - uma opção para almoço


Há uns quatro meses abriu, onde era o antigo VOX, o restaurante AIRE. A proposta é servir comida um pouco mais simples, mas nem por isso, menos gostosa, em um ambiente gostoso e aconchegante. O imóvel foi inteiramente reformado, e nos dias de sol, ainda conta com uma área externa com mesas e guarda-sol. A cozinha e os funcionários ainda estão se adaptando, e a promessa é a excelência, contudo ainda há alguma demora e confusão principalmente no atendimento. Os pratos, eu diria, são uns PF´S um pouco mais requintados rss, e por isso paga-se obviamente mais, entre 17 e 25 reais. É uma boa opção para um almoço de negócios, desde que não se queira celeridade...
Fica na Èbano Pereira, 269 - Centro - Curitiba tel 30778161.

Yoguland - para o pessoal fitness...

Abriu em Curitiba a Yoguland, especializada em frozen yogurt. Os sabores são o natural e o lichia, sendo que podem ser adicionadas várias coberturas, principalmente de frutas. Está localizado na D. Pedro II, esquina com a Angelo Sampaio, no Batel, e confesso que estaria bem melhor colocado ao lado de um parque, ou perto de uma academia, do que em um dos centros boêmios de Curitiba. Há também a possibilidade de smothies de yogurt batido com frutas, tudo muito light e refrescante. A decoração, assim como algum dos frozen servidos...pode ser um pouco enjoativa. (copo pequeno R$ 5,50).